sexta-feira, 1 de agosto de 2008


Robyn Rihanna Fenty, Esse é o nome da jovem cantora de 19 anosBarbados, terra de onde também surgiram grandes astros que conquistaram diversos discos de platina, como Sean Paul, Shaggy e Elephant Man. E isso foi fundamental para que uma artista feminina pudesse pisar a frente da música popular. Além de demonstrar que pode com o reggae tradicional, Rihanna possui uma poderosa voz que exprime sentimentos e experiências que a fazem parecer mais adulta. O gosto e o talento de Rihanna pela música vem desde o primário, na escola Charles F. Broome Memorial School, onde formou seu primeiro grupo musical com outras duas colegas de aula.
No entanto, a vida de Rihanna começaria a mudar aos seus 15 anos de idade, quando foi apresentada ao produtor musical Evan Rogers, que estava de férias em Barbados, também sua cidade natal. Com destino à Nova Iorque, EUA, Rihanna gravaria músicas dirigidas por Evan e seu sócio, Carl Sturken (que em parceria produziram juntos grandes nomes da música como: NSync, Christina Aguilera, Jessica Simpson, Ruben Studdard e Kelly Clarkson). O trio acabou a gravação com quase 12 músicas demos. Eles buscaram inspiração no ‘DanceHall’ e no ‘Reggae’ que estão fortemente presentes na cultura musical de Rihanna e fundiram tudo isso com o R&B. Essa mistura resulta em um som que Rihanna gosta de comparar com um de seus favoritos pratos Caribenho: “Isso é como um gumbo ou um guisado”, explica, “Minhas músicas são na sua maioria caribenhas misturadas com R&B”. Desde o início dedicada a fazer sucesso não apenas pela sua beleza, a de uma linda morena de olhos verdes, Rihanna enfatiza: “‘Eu não quero ser reconhecida como uma artista que apenas dança, porque eu posso cantar também. Tenho músicas no álbum que eu considero sons muito legais e envolventes”. Depois de pronto, uma cópia desse álbum foi enviada a várias gravadoras e uma delas foi enviada para Jay-Z, presidente e executivo da DefJam Records, mas no entanto, a resposta não veio tão rápido.
Depois de quase um ano, é que Rihanna foi chamada na DefJam Records, para tentar mostrar seu talento pessoalmente. E não é de se surpreender que com apenas uma rápida audição do rapper Jay-Z, a linda morena dos olhos verdes, conseguiu um contrato milionário com a gravadora antes mesmo de deixar o local de onde se apresentara. “Estávamos desde as 4:30 da madrugada fechando contrato. E cada vez que eu tinha que começar a fazer minha assinatura, eu ria sozinha” relembra. Com muito humor relembra ainda os momentos antes de sua audição: “Eu estava no corredor, tremendo, e me lembro que eu ainda pensei : “Oh Meu Deus! Eu nunca vi uma celebridade, e ainda uma celebridade que é presidente da DefJam”, aquilo foi uma coisa de louco!”. E foi a partir daí, definitivamente, que a vida de Rihanna mudou completamente.
Verão de 2005: A DefJam Records lança ‘Pon de Replay’, o principal single de ‘Music of the Sun’, que foi quase todo produzido por Rogers e Sturken, onde sintetizaram ritmos e batidas do Caribe com um estilo pop urbano. A música, ‘Pon de Replay’, fez sucesso imediatamente, deixando o hit no topo da
Billboard na metade do verão, antes mesmo do lançamento do álbum ‘Music of the Sun’. Seu outro lançamento, ‘A Girl Like Me’, saiu logo em seguida, em 2006. E no dia 5 de Junho de 2007, Rihanna lançou seu terçeiro disco em três anos de carreira (um a cada ano, praticamente!) que antes mesmo do final do mês de seu lançamento, está estourada em todas as paradas com o hit ‘Umbrella’ que está sendo sucedido por “Shut Up & Drive”, “Don’t Stop The Music” e “Hate That I Love You”.
Na vida pessoal: atualmentea Rihanna está solteira mas a imprensa anda criando romances para nossa musa, Rihanna já está cansada de dizer que está solteira e que nem tudo que dizem que ela fala é verdade.A história dessa cantora ainda tem muito o que se desenrolar, além de grande talento conseguiu emergir em um meio musical que já estava esgotado de tantas opções iguais, tanto de músicas quanto de estilos dançantes. Em menos de quatro anos, possui três CD’s de sucesso absoluto (considerando também a pouca idade de Rihanna) e hits que envolvem rapidamente quem ouve. E ela reconhece essa tão “express famous”: “Se eu nunca tivesse conhecido Evan e Carl, poderia ter seguido apenas sonhando para sempre. Sou muito grata por tudo o que eles têm feito por mim”. E os fãs também agradecem Rihanna.

Nenhum comentário: